Grupo LATAM Airlines publica Relatório de Sustentabilidade 2015

Grupo LATAM Airlines se manteve pelo segundo ano consecutivo na categoria “World” do Índice Dow Jones de Sustentabilidade

Santiago, Chile, 30 junho 2016 10:00 AM

O Grupo LATAM Airlines divulga hoje seu terceiro Relatório de Sustentabilidade anual, elaborado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

O relatório de 2015 destaca o avanço do Grupo LATAM Airlines em mensurar e administrar o impacto de suas atividades, bem como em definir a estratégia para melhorar ainda mais seu desempenho social, econômico e ambiental.

Destaques de 2015:

- Por meio de seu Programa de Eficiência de Combustível, o grupo economizou 38,4 milhões de galões de combustível em 2015, equivalente a uma redução de 366,5 mil toneladas nas emissões de CO2. Desde 2012, o grupo melhorou sua eficiência em combustível em 2,5% ao ano, em média.

- O Grupo LATAM Airlines integrou o Índice Dow Jones de Sustentabilidade pelo segundo ano consecutivo, sendo um dos dois únicos grupos de companhias aéreas do mundo a fazerem parte do índice.  O índice reconhece um grupo seleto de empresas com base em critérios econômicos, ambientais e sociais, como seu comprometimento com os stakeholders, governança corporativa e compliance, confiabilidade, relatórios sociais, desenvolvimento de capital humano, relatórios ambientais e gestão.

- O Grupo LATAM Airlines recebeu a certificação da segunda e última etapa da IATA Environmental Assessment (IEnvA), o maior nível de certificação, fornecido por seus voos internacionais operados a partir do Chile. O grupo de companhias aéreas é o primeiro da América e o terceiro no mundo a receber esta certificação. O processo demorou três anos e envolveu a identificação, valoração e controle de aspectos ambientais nos destinos internacionais para onde o grupo opera a partir do Chile, tanto para os voos quanto para as atividades corporativas.

- A LATAM Cargo em Miami recebeu a certificação ISO 14001 pelo sistema de gestão ambiental de suas operações em pista. A norma ISO 14001 estabelece critérios universais para sistemas de gestão ambiental, a fim de garantir que aspectos ambientais sejam identificados, mensurados e controlados. O grupo está trabalhando para obter esta certificação nas principais instalações de manutenção de sua malha.

- O grupo reduziu os níveis de ruído de sua frota ao substituir as aeronaves mais antigas por modelos mais silenciosos e eficientes, como o Boeing 787 e o Airbus A350, que reduzem em cerca de 40% o ruído em comparação com modelos similares. Toda a frota do Grupo LATAM Airlines está de acordo com a norma do Capítulo IV da OACI, a mais rigorosa do setor de aviação referente a ruídos.

- O grupo continuou contribuindo para o desenvolvimento do turismo na América Latina ao transportar mais de 4,8 milhões de passageiros de diversas partes do mundo para os principais destinos turísticos da região em 2015. As organizações de turismo* estimam que esses passageiros tenham contribuído com US$ 4,7 bilhões para a economia da região, com base no cálculo da média de gastos por turista, o que inclui encargos aeroportuários, hospedagem, refeições, traslado, passeios e compras no varejo.

- A LATAM Airlines Chile transportou 302,6 toneladas métricas de lixo reciclável da Ilha de Páscoa, a ilha mais remota do mundo, localizada a 3,7 mil quilômetros da costa da América do Sul. Os recursos gerados pela venda dos materiais recicláveis são investidos em iniciativas ambientais do governo local na própria ilha.

- O grupo doou cerca de 3 mil bilhetes em apoio a fundações e causas sociais na região. No Brasil foram concedidas 1.689 passagens aéreas para 28 instituições em todo o país. Essas passagens são utilizadas para viabilizar projetos de geração de renda, conservação ambiental, ajuda humanitária, saúde, educação e turismo sustentável, desenvolvidos pelas instituições apoiadas.

"Na posição de líder dentre os grupos de companhias aéreas da região, o Grupo LATAM Airlines não tem apenas a responsabilidade de atuar de forma eficiente e sustentável, mas também de servir como exemplo, atendendo e superando os mais altos padrões internacionais," afirmou Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines. "Em 2015, tivemos grandes avanços na busca pelos objetivos estabelecidos em nosso plano de sustentabilidade, e recebemos alguns reconhecimentos notáveis (como a integração do Índice Dow Jones de Sustentabilidade) ao longo do caminho. Como parte do nosso compromisso de gerar valor compartilhado para os nossos passageiros, funcionários, acionistas, stakeholders, fornecedores e as comunidades em que atuamos, continuaremos trabalhando para melhorar a sustentabilidade da companhia."

O Grupo LATAM Airlines está implantando atualmente seu Plano de Sustentabilidade Corporativa 2015-2018, que foi definido depois de uma análise das características econômicas, sociais e ambientais mais relevantes da companhia. O plano é baseado em três pilares fundamentais: Governança de Sustentabilidade (integrando práticas sustentáveis ao negócio); Mudanças Climáticas (iniciativas para administrar potenciais impactos ambientais); e Cidadania Corporativa (a contribuição do grupo para a sociedade e seus esforços para apoiar o desenvolvimento social).

Para ler o Relatório de Sustentabilidade 2015 no formato digital, clique aqui.

*Com base em informações da Sernatur (Chile), Mincetur (Peru), Indec (Argentina), Ministérios do Turismo (Brasil e Equador), Banco Mundial e Procolombia.