Medidas de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypgti

São Paulo, 9 fevereiro 2016 10:00

A TAM Linhas Aéreas está trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde para divulgar, entre seus funcionários e clientes, informações sobre medidas de prevenção contra as doenças relacionadas ao Aedes aegypti (dengue, vírus zika e febre chikungunya), que você pode acompanhar aqui abaixo.

Além disso, no caso de mulheres grávidas, as empresas do Grupo LATAM (TAM e LAN) estão oferecendo alternativas para as passageiras com viagens internacionais para as seguintes localidades: Brasil, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Guiana Francesa, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguay, Puerto Rico, Suriname, Venezuela, Barbados, Bolívia, Equador, Guadalupe, Guiana, Ilhas Virgens Americanas, República Dominicana, St. Martin e Ilha de Páscoa.

- As passageiras grávidas com viagem já iniciada para os destinos mencionados poderão adiantar o retorno (sujeito à disponibilidade de assentos), sem cobranças adicionais.

- PAs clientes grávidas que ainda não iniciaram viagem para essas localidades poderão alterar o destino do voo (sujeito ao pagamento de possíveis diferenças de tarifas) ou solicitar o reembolso do bilhete.

Para usufruir dessas facilidades, a passageira deverá apresentar declaração médica, mencionando as semanas de gestação. Esses benefícios também serão concedidos aos acompanhantes que estejam viajando com a passageira grávida no mesmo voo.

Acompanhe essas orientações de prevenção:

Para evitar a contaminação:

- Dê preferência ao uso de calças e mangas compridas e prefira usar sapatos fechados e meias.

- Faça uso constante de repelentes, seguindo rigorosamente as instruções de uso.

- Em casa e nos ambientes onde fica, use inseticidas e telas de proteção contra insetos.

Orientações para grávidas:

Peça informações ao médico que está realizando seu acompanhamento pré-Natal e só utilize medicamentos prescritos por um profissional de saúde.

Medidas de combate ao mosquito transmissor:

Não deixe água parada, mesmo em pequenas quantidades, em casa e nos demais ambientes em fica.

Atenção aos sintomas:

É importante ficar atento aos sintomas das três doenças e, caso suspeite de contaminação sua ou de algum membro de sua família, procure imediatamente um médico. Os principais sintomas são:

Febre
Coceira
Dor de cabeça
Dor nos olhos (atrás dos olhos)
Dor no corpo e nas juntas
Manchas vermelhas no corpo (no caso de Zika vírus)
Olhos vermelhos

Para mais informações, consulte o site do Ministério da Saúde: http://portalsaude.saude.gov.br.