termos de aviação que você talvez não conheça

images

Cross-check

É uma medida de segurança na qual os tripulantes de cabine se certificam de que as rampas, localizadas nas saídas de emergência de cada avião, estejam corretamente armadas antes da decolagem.

images

Flaps

Já reparou pela janela do avião que há partes da asa da aeronave que se mexem? São os flaps. Servem para aumentar a sustentação, sobretudo durante a decolagem e a aterrissagem, e para diminuir a velocidade.

images

Iata

É a sigla para referir-se à International Air Transport Association, ou Associação Internacional de Transporte Aéreo, em português. A entidade é responsável por regular as companhias aéreas, os padrões de segurança, a proteção do meio ambiente, entre outros.

images

ILS

É um sistema de radionavegação que permite a aterrissagem quando a pista não está visível a partir do avião. Significa Instrument Landing System, ou Sistema de Aterrissagem Instrumental, em português.

images

Stopover

Vai fazer um voo com escala e gostaria de conhecer a cidade de parada? O stopover é utilizado quando um passageiro desembarca em uma escala e, horas mais tarde ou até mesmo no dia seguinte, continua a viagem até seu destino final. Também é conhecido como parada intermediária.

images

Upgrade de cabine

Muito fácil: se você voa na Economy, com um upgrade de cabine é possível ser transferido para uma cabine superior, como a Premium Business. Com a LATAM, você pode solicitar um upgrade a partir de 12 horas antes do voo, benefício disponível para membros Gold, Platinum, Black e Black Signature dos programas LATAM PASS ou LATAM Fidelidade.

Fotos: Shutterstock, divulgação