África do Sul:

um passeio por Joanesburgo e pelo Kruger National Park

image

Além de ter os lugares mais acessíveis da savana africana para fazer safári, a África do Sul coleciona uma combinação de atrativos. Onde mais seria possível explorar cidades repletas de arte e história e circular entre leões?

48 HORAS EM JOANESBURGO
Com mais de 7 milhões de habitantes em sua área metropolitana, a maior cidade da África do Sul nasceu e cresceu em torno da mineração. Nos últimos anos, Jozi (ou Jo’Burg) vem cultivando bairros charmosos, gastronomia de primeira e uma das cenas culturais mais interessantes da África. Circular pela cidade ficou mais fácil e seguro com o trem urbano Gautrain, herança da Copa do Mundo de 2010, com os corredores de ônibus Rea Vaya e com o aplicativo Über.

images

ARTE AFRICANA
Basta um rolê pelas galerias e paredes grafitadas do Maboneng (não perca o complexo Arts on Main), ou pelo Wits Art Museum, inaugurado em 2012 com uma coleção de arte africana, para sacar que a cidade vale mais do que uma escala. Afrouxe o ritmo para render-se ao hedonismo nos bares de Melville ou ao glamour do eixo Westcliff-Parktown.

images

MUSEU DO APARTHEID
Reserve um dia para fazer a lição de casa elementar sobre a história sul-africana. O ponto de partida é o Apartheid Museum, que disseca o regime que vigorou no país entre 1948 e 1994. Com essa bagagem, terá mais sentido visitar o Soweto, o bairro que se tornou ícone da luta contra a discriminação. A casa onde Nelson Mandela vivia quando foi preso, em 1962, foi convertida no museu Mandela House. Outro marco do bairro é o Hector Pieterson Memorial and Museum (8287 Khumalo Street), erguido no lugar em que o menino que dá nome ao museu foi assassinado durante uma manifestação em 1976.

images

SAFÁRI SEM COMPLICAÇÃO
A quatro horas de carro de Joanesburgo, o Kruger National Park pode ser um programa tão simples e barato quanto ir ao zoológico. Na modalidade econômica, você mesmo dirige seu carro (qualquer modelo básico dá conta) e procura os animais. Em poucas horas avistamos elefantes, hipopótamos, girafas e búfalos.

 

JOANESBURGO

Onde comer e beber

The Local Grill

Uma das steak houses mais respeitadas de Jo’Burg.

40 7th Av

Flames

A especialidade são cervejas e carnes.

67 Jan Smuts Av

The Living Room

Bar forrado de jardins verticais, redes e sofás no Maboneng.

20 Kruger St

Onde ficar

Four Seasons The Westcliff

67 Jan Smuts Avenue

Melville Manor Guesthouse

Possui sete quartos e uma piscina.

80 2nd Avenue, Melville, Gauteng

KRUGER NATIONAL PARK

Onde ficar

Bush Baby Glen

Bom, bonito e barato; com piscina.

R536 Sabie Rd, Hazyview

Ngala Safari Lodge

Lodge em reserva privada.

Royal Malewane

As acomodações contam com mordomo e piscina privê.

Agradecimentos: Royal Malewane, uma propriedade do The Royal Portfolio, Four Seasons Hotel The Westcliff, Johannesburg, Apartheid Museum, The Local Grill e South African Tourism.