Quer trabalhar na LATAM? Pergunte-me como

images

Todos os dias, algum seguidor da minha conta no Instagram (@diwilliam) pergunta o que fazer para trabalhar na LATAM. Sempre recomendo que acesse o site da empresa e envie o currículo atualizado no campo “trabalhe conosco”.

A maioria das pessoas sonha ser piloto ou comissário de bordo. Explico a elas que há muitas áreas na aviação. Creio que a maioria dos tripulantes tenha começado em outro cargo e subido os degraus aos poucos. No nosso ramo de atividade, é muito comum mudar de função. 

 

images

Eu mesmo comecei a atuar na empresa como auxiliar de check-in, há dez anos. Mais tarde me tornei despachante em voos nacionais e internacionais, e mudei para a central do despacho. Há três anos, fui escolhido para o projeto piloto que criou a função de despachante operacional terrestre, que exerço até hoje. Tenho muito orgulho de ter sido pioneiro nessa atividade. Atualmente, estudo para ser mecânico. O curso completo dura dois anos. É quase uma faculdade! 

Costumo advertir as pessoas que elas precisam estar preparadas para trabalhar em fins de semana e feriados, inclusive Natal e Ano Novo. Faz parte da nossa rotina. Eu não deixo de trabalhar com um sorriso no rosto por isso, mas nem todo mundo se adapta. Também é fundamental gostar de gente. Lidamos com pessoas o tempo todo no aeroporto.

 

images

Outra dica é aprender uma língua estrangeira. Quem sabe inglês já está bem encaminhado, pois os documentos da aviação são nesse idioma. Mas é um diferencial a pessoa dominar qualquer outra língua, como espanhol ou francês.

Minha última recomendação é: demonstre a sua paixão pela aviação. Quando fui contratado pela empresa, eu tinha acabado de completar o Ensino Médio. Era o mais jovem e inexperiente do processo seletivo. No entanto, fui o único a dizer que era apaixonado por aviões. Meu brilho nos olhos fez a diferença.