<iframe src="//www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-RPVH" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe>

termos que os apaixonados por aviação devem conhecer

One way

Qualquer viagem em uma única direção: ou só de ida ou só de volta.

Aerovia

Para ir de um ponto a outro, os aviões não podem utilizar qualquer rota; cada um voa segundo caminhos minuciosamente estabelecidos, chamados aerovias. Estas estão definidas no espaço por uma sucessão de pontos cuja posição é conhecida pelo avião, que voa usando os sistemas de navegação a bordo.

Controladores aéreos

São basicamente os diretores do tráfego aéreo: aceleram e mantêm um fluxo seguro e ordenam os aviões no ar e nos aeroportos, autorizando os pilotos, dando instruções e toda a informação necessária.

Escala técnica

É quando um avião precisa se abastecer de combustível ou realizar alguma outra operação de manutenção antes de chegar ao destino final. Nesses casos, a companhia não embarca nem desembarca passageiros.

HI (Heading indicator)

Chegou para substituir a bússola e tem como função indicar o rumo que o avião segue. É um instrumento muito preciso que se alinha manualmente com o compasso magnético no começo do voo e aponta a direção que a aeronave deve tomar até seu destino final.


Shutterstock; divulgação